Loader

Carro elétrico tem consumo mais barato?

Se carregar o carro em casa gasta dois euros para fazer cem quilómetros. Num motor a gasolina, a fatura é de 12 euros. Nos postos de carregamento rápido, a eletricidade para percorrer a mesma distância poderá ficar mais cara do que o diesel.

Fazer uma viagem de cem quilómetros(entre o Porto e Vila Real, por exemplo) num carro elétrico custa dois euros, enquanto a mesma distância percorrida com um motor a gasolina ronda os 12 euros, de acordo com a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE). A opção mais barata passa, assim, por ter um veículo elétrico com a bateria carregada na tomada de casa, com tarifa bi-horária e nas horas de vazio. Neste caso, garante a UVE, a eletricidade gasta para percorrer essa distância custa apenas dois euros. Isto tendo em conta um preço de 12 cêntimos por kWh num consumo médio de 15 kWh por cem quilómetros. Mas se precisar de parar num posto de carregamento rápido, a mesma energia vai custar três vezes mais, ou seja, seis euros (40 cêntimos por kWh).

Mais caro mesmo, só se tiver um carro a gasóleo, no qual vai gastar cerca de nove euros nessa viagem (1,49 euros por litro, gastando seis litros aos cem quilómetros) ou, ainda pior, a gasolina. Neste caso, a fatura de combustível para o mesmo percurso fica dez vezes mais cara: 12 euros (1,69 euros por litro, para sete litros aos cem quilómetros).

Os cálculos são da UVE.

 

imagem ©  REUTERS/Robert Galbraith

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo